segunda-feira, 26 de maio de 2008

Já falou com o seu vizinho nos últimos dias?

A pergunta parece um pouco provocatória, parva até para quem sai de casa a correr atrasado para o emprego, para levar os miúdos para a escola, ou para um qualquer compromisso que se tinha esquecido.
Também pode parecer idiota para quem todos os dias perde horas nas filas de trânsito, nos transportes ou até mesmo no trabalho, porque há aquela tarefa urgente que há três meses atrás alguém se esqueceu de lhe delegar.
A vida na Suburbia tem estas idiossincrasias onde cada dia menos atenção se presta aos que nos rodeiam, a começar pelos próprios vizinhos, que em particular em grandes condomínios, são estranhos com que nos cruzamos no elevador, nas escadas ou o na reunião de condomínio uma vez por ano.
Pois atentem na noticia bizarra que surgiu na edição online do Jornal Sol de 16/Maio/2008, e que transcrevo.

Mulher morreu há 35 anos e ninguém deu pela sua falta

Os governos mudaram. Uma guerra começou e chegou ao fim. Os vizinhos tiveram filhos e depois netos. Mas Hedviga Golik nunca deixou o seu pequeno apartamento em Zagreb, Croácia, até que o seu corpo já mumificado foi descoberto 35 anos após a sua morte.

A polícia afirmou que ninguém a tinha dado como desaparecida e que o corpo continua por reclamar.

Os moradores do prédio de Hedviga, na baixa da capital croata, decidiram entrar em sua casa por considerarem que o apartamento lhes devia pertencer a eles e não a Hedviga. Quando entraram viram o corpo deitado na cama. Assustados chamaram a polícia.

Os peritos calculam que a mulher deve ter morrido em 1973, altura que coincide com a última vez que foi vista por uma das vizinhas. Davor Strinovic, um dos criminalistas, afirmou que a causa da morte parece ter sido natural, mas «é quase impossível afirmá-lo com certeza» após tanto tempo.

Alguns dos vizinhos disseram que Hedviga tinha falado em ir para o estrangeiro, o que parece explicar a razão pela qual ninguém deu pela sua falta.

Segundo os criminalistas, o mau cheiro, característico dos cadáveres, foi dissipado pelas janelas que permaneceram abertas durante este tempo. Não se sabe ainda ao certo se alguém ou quem pagava as contas de Hedviga e a quem pertencia, realmente, a casa. Em 1973, os apartamentos pertenciam ao Estado.

Os vizinhos querem agora que o apartamento seja partilhado pelos restantes inquilinos.

A descoberta do cadáver de 35 anos trouxe o debate para os media: «Como é possível que uma mulher tenha morrido há tanto tempo sem que ninguém tivesse dado pela sua falta?». Uma jornalista local afirmou que era a prova da crescente alienação das pessoas.

«Meus queridos vizinhos! Por favor continuem a ser curiosos e às vezes incómodos, como têm sido até agora»,escreveu a jornalista Merita Arslani no jornal Jutarnji.

Em Portugal, ainda temos muito o culto da bisbilhotice da vida alheia, por isso, ainda é pouco provável que episódios destes aconteçam, mas isto demonstra o grau de alienação da vida em sociedade para que caminhamos, se algo não for feito por cada um de nós para o evitar.
Não é preciso bisbilhotar, querer saber tudo sobre os vizinhos, os que nos rodeiam, mas tentemos conhecer um pouco melhor as pessoas que convivem connosco e que partilham um pouco das nossas vidas. Quem sabe isso não ajuda a tornar a convivência um pouco menos penosa e consigamos ultrapassar aqueles conflitos que habitualmente surgem entre vizinhos.
Com o envelhecimento da população portuguesa e por arrasto, da Suburbia, há cada vez mais pessoas sós, abandonadas, cuja ligação com a realidade passa apenas por uma conversa de ocasião com um vizinho, pois até a família se esqueceu dela.

Não há nada mais triste e até desumano do que um ser humano abandonado, só e esquecido no meio de uma multidão. Não se esqueça disso, pois um dia pode ser você na mesma situação!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa contra o Acordo Ortográfico

O Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa contra o Acordo Ortográfico é mais um manifesto contra o novo acordo ortográfico, desta vez tem como primeiros signatários algumas personalidades com algum peso e provas dadas no estudo e evolução da Língua Portuguesa, que lhe confere alguma seriedade intelectual, concordando-se ou não com o seu conteúdo.

Tal como no post anterior sobre este assunto, este serve apenas como divulgação também deste manifesto, apresentado de uma forma mais sustentada e séria que o anterior. Concordo com a maioria do seu conteúdo, pelo que também sou signatário.

No entanto, continuo a afirmar que há falta de informação sobre este acordo e que não sou contra um acordo ortográfico. Com os dados que tenho considero que este acordo não será o que melhor serve os interesses dos diversos povos falantes de Português.

Petição Contra o Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Petição Contra o Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Não sou a favor nem contra, porque sinceramente ainda não consegui que alguém desapaixonadamente me explicasse quais vão ser as alterações com impacto no meu dia-a-dia e no dos meus descendentes. Até porque actualmente, já vivo embrulhado num acordo ortográfico luso-brasileiro por razões matrimoniais!!

Mas aqui fica para quem é obtusamente contra e acha que vamos perder a Soberania Nacional por assinarmos este acordo.

domingo, 4 de maio de 2008

Milionário em grande estilo

Este concorrente do "Quem Quer Ser Milionário" da versão americana dá um belo exemplo de auto-confiança, na hora da última pergunta, que vale 1.000.000 USD.

Duvido sinceramente que houvessem muitos com o sentido de humor, numa hora de tanta pressão, para fazer o que ele fez, mas está lindo!!! A minha fonte foi aqui mas há várias versões no YouTube para todos os gostos!


sábado, 3 de maio de 2008

Não sejas chato no Messenger

Aqui está um manual simples de seguir para quem não quer ser chato e inconveniente na ferramenta de comunicação em maior crescimento depois do telemovel, o Instant Messaging.

O post original não está ainda de acordo com Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008, e foi escrito a pensar nos jovens brasileiros moderninhos, viciados no Messenger.

Mas serve com bom exemplo para o que NÃO deve fazer no MSN! Divirta-se!!


Quantas pessoas bloqueadas você tem no seu messenger? Quantas delas você bloqueou por serem mega chatas e inconvenientes? Será que muita gente te bloqueou?

Calma, não precisa enlouquecer pensando nessas perguntas sem resposta, nem entrar naqueles sites malucos que trocam teu nick. A gente vai te ajudar a ser a pessoa mais bacana da lista dos seus amigos, todo mundo vai querer te adicionar e bater um papinho. Basta NÃO fazer algumas coisinhas.

Chamar atenção

Tem coisa mais chata do que sua tela tremendo sem parar? Daí você abre a janela do infeliz que chamou sua atenção e ele não diz nada de importante, só queria saber se você ainda estava lá. Aaaaaaah, que vontade de bater na pessoa, né? Chamar atenção só em momentos de extrema necessidade, tipo quando seu time fez um gol no time da pessoa, ai vale!

Entrar várias vezes

De repente você olha pro computador e tem a mesma janela milhares de vezes. O mané não tem o que fazer e ficou entrando e saindo sem parar, só pra todo mundo notar que ele chegou. Isso é tipo chegar numa festa e gritar “olha pra miiiim”. Não dá, né?

Emoticon

Pra começar, emoticon é coisa de menina. E outra, você não quer fazer uma frase cheia de carinhas e coisinhas frescas, quer? Nomear os emoticons com aspas, números e símbolos é a melhor coisa a fazer. E não é qualquer imagem que merece ser salva, se for aquela mina gostosa, beleza, mas um baratinho amarelo com cara de bobo...não dá pra perder tempo!

Papo de elevador

- Oi.
- Oi.
- Tudo bem?
- Tudo e você?
- Também.

E ai rola aquela palha tipo de filme de faroeste, saca?
Se não tem assunto, nem se dá o trabalho de abrir a janela da pessoa. Chatão, né?

Convite pra webcam

Você quer, porque quer ligar a câmera pra mina que você ta pegando. Daí fica mandando um monte de convites, que ela não aceita. Ao invés de pensar “pode ser melhor parar”, o que você faz? Manda mais convites. A hora que ela te mandar um convite pro inferno, não reclama. E se a mãe dela estivesse ao lado? Quer a sogrona te vendo também, é?

Falar besteira

A pessoa chega no messenger e já manda a mensagem:

- Noooooossa, você tava beeeem louco ontem, hein!

A mensagem chega no seu computador bem no momento que sua namorada, que achou que você estivesse doente, ta dando uma olhadinha nos e-mails. Resultado: fim da amizade. E do namoro. Antes de mandar mensagens desse tipo, ou sobre coisas que não devem ser comentadas, pergunta de a barra tá limpa, né?

Se você seguir todas as nossas dicas e ainda assim for bloqueado por todo mundo, sem querer te desanimar, mas o problema dessa vez, é você. Mas dá pra consertar, tenha esperança! ;)

in "O que Rola - iG Jovem"

quinta-feira, 1 de maio de 2008

E agora, um bocadinho de publicidade

Para quem tem andado aqui pelo "Vista do Subúrbio", reparou que aqui o canto anda cheio de widgets e links para uma série de serviços de publicitação/catalogação do blog.
Uma vez que os comentários tem sido tão pouco frequentes, apesar já ter ultrapassado os 1500 pageviews (uauuuuuuuuu, melhor que isto só a CNN!!), decidi fazer propaganda da "banha da cobra" que vou vendendo neste pequeno jornal com a minha visão sobre a vida nos subúrbios de Lisboa.

Assim, o "Vista do Subúrbio" já está cadastrado nos seguintes sites de pesquisa/catalogo de blogues:

Technorati
SAPO Links e página pessoal no Sapo Links
BlogBlogs: O maior site de indexação, ranking e busca de blogs do Brasil
Blog.com.pt - Comunidade de bloggers portugueses
BlogCatalog - Blog Directory, Blogs, Blog Sites
My del.icio.us

Além disso, para quem ainda não conhecia, houve uma primeira tentativa de me perder no universo do blogging, a que comecei por chamar "Olhar para o Subúrbio", ainda alojado na plataforma do SAPO e que agora foi ressuscitado com a migração para a nova plataforma do SAPO.
Curiosamente (ou talvez não), parece que as minhas prosas mais antigas estão a ter mais visitas do que as prosas do Vista... Será que isto tem alguma conotação retorcida com a polémica sobre qual dos 2 sistemas operativos da Microsoft é o melhor (XP ou Vista)?

Tudo isto está a ser feito para que mais e mais arrisquem a ler, comentar, criticar as minhas prosas ou glosas (por que nem tudo é obviamente original) e deixem também as vossas impressões sobre o que é viver na Suburbia.

Perdoem-me o intervalo para publicidade. Os assuntos sérios seguem dentro de momentos! Obrigado!